Visão geral do módulo Financeiro
Enviado: 01 Ago 2018, 11:58
Introdução
Estrutura básica Contrato
O módulo financeiro do sistema gira em torno de Contratos (Financeiros).
Um contrato é composto basicamente de 2 Pessoas, a Empresa a qual pertence e ao segundo envolvido na transação financeira podendo ser um Cliente, Fornecedor, Vendedor, Colaborador, etc...
Além das pessoas, temos o Plano de Contas no qual o contrato pertence, bem como, o Centro de Custo que o gerou. Temos ainda a data de geração (Emissão) e o Nr de documento que este contrato representa (ex: Nota Fiscal, Fatura, Recibo, Duplicata de cobrança, Cupom Fiscal, CT-e).
O campo histórico é utilizado para indicar observações livres sobre o contrato. % realizado se refere em relação ao campo Valor Original do contrato, quanto desse valor, já foi quitado. Ex: Contrato no valor de 1.500,00, onde o mesmo possui 3 parcelas de 500,00, se uma parcela foi baixada (500,00), teremos 33,33 % de realizado.
Um contrato possui 1 ou mais parcelas. Estas por sua vez, possuem dados que as caracterizam tais como: Data Emissão, Situação, Tipo, Tipo de Baixa, Vencimento, Dias de Atraso, Valor Orig. Parcela, Saldo a pagar, Valor Pago, etc...
Plano de Contas
Plano de contas dentro do sistema será a ferramenta principal de gestão e análise do financeiro. A partir dele serão subdividas as receitas e despesas para se poder ter um acompanhamento de saldo. Cada contrato gerado a partir do sistema será vinculado a um plano de contas, aonde a partir dos contratos, ocorrerá a movimentação dentro do plano.
Centro de Custos
Centro de custo no sistema definirá a menor segmentação que se consegue alcançar no financeiro, onde formará um grupo de despesas / receitas, as quais são vinculadas aos contratos pelo plano de contas.
Meio de Pagamento
Meio de pagamento é amplamente utilizado nas movimentações de parcelas e na formação das Formas de pagamentos. Os meios de pagamentos indicam ao usuário em que meio o movimento ocorreu. Exemplo: dinheiro, cheque, cartão, promissória, permuta (rastreio), créditos, etc.
Todo meio de pagamento possui um Tipo, e para cada tipo temos algumas regras conforme podemos acompanhar:
Unidades Administrativas
A Unidade administrativa será formada por uma ou mais empresas, dentro do sistema. A partir da unidade administrativa pode-se gerenciar uma parte específica da empresa.
Esse gerenciamento é especificado pelos centros de custos pertencentes a unidade administrativa, permitindo uma administração segmentada de acordo com a necessidade do administrador.
Padrão de Movimento de Contratos
O Padrão de Movimento de Contrato, tem por objetivo indicar ao sistema quando em operações automáticas, quais informações serão utilizadas para formar um contrato financeiro de forma correta.
Os padrões são cadastrados no sistema no momento da implantação através da Rotina de dados básicos do financeiro, ou manualmente. Um padrão é formado por:
No COREBusiness podemos destacar como possíveis operações, as destacadas abaixo:
São consideradas contas a receber, parcelas de contratos que estejam em situação aberta e que pertençam à contratos com Plano de Contas do Tipo RECEITAS.
São facilmente manipuladas na tela própria de Contas a Receber acessando via HuB e o no Gestor Financeiro. Podendo ser baixadas, gerar duplicatas, etc...
Contas a pagar
São consideradas contas a pagar, parcelas de contratos que estejam em situação aberta e que pertençam à contratos com Plano de Contas do Tipo DESPESAS.
São facilmente manipuladas na tela própria de Contas a Pagar acessando via HuB e o no Gestor Financeiro. Podendo ser baixadas, visualizar o contrato, etc...
Boleto de Cobrança
O módulo financeiro do COREBusiness suporta a geração de boletos de cobrança, a partir de uma parcela de contas a receber que esteja aberta.
Sua geração pode ocorrer no momento da geração de uma venda, que tenha uma forma de pagamento, onde seu meio de pagamento seja do tipo Boleto e o parâmetro de emissão de boletos automático esteja ativa. Outra forma de gerar boletos é manualmente, selecionando uma parcela na tela de Contas a Receber ou no Gestor Financeiro, na sequência é escolhido qual configuração de cobrança deverá ser utilizada para gerar a impressão do boleto.
Remessa de Cobrança
Normalmente quando o cliente trabalha com cobrança via boleto bancário, existe a necessidade de gerar o arquivo de Remessa bancária. Este tem por objetivo indicar ao
Banco quais Duplicatas o cliente deseja registrar, nesta remessa algumas instruções extras podem ser enviadas, tais como: % Juros, % Multa, prazo de cobrança da Multa, Prazo de protesto, % Desconto, etc...
Arquivo de Retorno
Quando o cliente possuir um serviço de cobrança com o banco, normalmente ele irá baixar os arquivos de retorno desse serviço diariamente. O sistema suporta ler o arquivo, inclusive salva o mesmo por completo na base de dados e seu processamento é disparado após sua importação. Após o processamento, é possível analisar todos os registros que o sistema gerou após ler as linhas do arquivo e indica ao usuário o que ocorreu efetivamente com cada registro, se foi liquidado, baixado, etc. Nesse processo além da manipulação automática das parcelas vinculadas a cada duplicata, também geramos os contrato de débitos ocasionados pelo registro dessas duplicatas (se o banco enviar no arquivo).
Movimentação Financeira
Quando efetuamos a baixa de uma parcela no COREBusiness, além de estarmos indicando que a parcela foi baixada, estaremos gerando nesse momento uma movimentação, para que este registro fique como histórico. Um movimento exige dados básicos, muitos deles são inseridos automaticamente, outros podem ser indicados no momento da baixa (manual), segue abaixo os principais para uma melhor compreensão:
Baixas parciais no COREBusiness, são sempre sobre a mesma parcela, logo, uma parcela poderá conter inúmeros movimentos parciais ou totais (se for estornado e baixado múltiplas vezes).
Nunca é excluído um movimento que já tenha ocorrido, principalmente de forma manual.
Estrutura básica Contrato
O módulo financeiro do sistema gira em torno de Contratos (Financeiros).
Um contrato é composto basicamente de 2 Pessoas, a Empresa a qual pertence e ao segundo envolvido na transação financeira podendo ser um Cliente, Fornecedor, Vendedor, Colaborador, etc...
Além das pessoas, temos o Plano de Contas no qual o contrato pertence, bem como, o Centro de Custo que o gerou. Temos ainda a data de geração (Emissão) e o Nr de documento que este contrato representa (ex: Nota Fiscal, Fatura, Recibo, Duplicata de cobrança, Cupom Fiscal, CT-e).
O campo histórico é utilizado para indicar observações livres sobre o contrato. % realizado se refere em relação ao campo Valor Original do contrato, quanto desse valor, já foi quitado. Ex: Contrato no valor de 1.500,00, onde o mesmo possui 3 parcelas de 500,00, se uma parcela foi baixada (500,00), teremos 33,33 % de realizado.
Um contrato possui 1 ou mais parcelas. Estas por sua vez, possuem dados que as caracterizam tais como: Data Emissão, Situação, Tipo, Tipo de Baixa, Vencimento, Dias de Atraso, Valor Orig. Parcela, Saldo a pagar, Valor Pago, etc...
Plano de Contas
Plano de contas dentro do sistema será a ferramenta principal de gestão e análise do financeiro. A partir dele serão subdividas as receitas e despesas para se poder ter um acompanhamento de saldo. Cada contrato gerado a partir do sistema será vinculado a um plano de contas, aonde a partir dos contratos, ocorrerá a movimentação dentro do plano.
Centro de Custos
Centro de custo no sistema definirá a menor segmentação que se consegue alcançar no financeiro, onde formará um grupo de despesas / receitas, as quais são vinculadas aos contratos pelo plano de contas.
Meio de Pagamento
Meio de pagamento é amplamente utilizado nas movimentações de parcelas e na formação das Formas de pagamentos. Os meios de pagamentos indicam ao usuário em que meio o movimento ocorreu. Exemplo: dinheiro, cheque, cartão, promissória, permuta (rastreio), créditos, etc.
Todo meio de pagamento possui um Tipo, e para cada tipo temos algumas regras conforme podemos acompanhar:
- Tipo Dinheiro: Permite movimentar tanto um caixa quanto uma conta bancária. Na Forma de pagamento não pode ser utilizado quando desejar gerar parcelas em aberto, somente para Formas de pagamento que irão gerar movimentos em caixa ou em conta.
- Tipo Cheque: Somente poderá realizar movimentos diretamente em caixas, jamais em contas bancárias. Utilizado para indicar na Forma de Pagamento se deverá ser vinculado um documento de Cheque aquela parte específica da negociação (somente se o parâmetro de controle de cheque estiver ativo).
- Tipo Cartão: Somente poderá realizar movimentos diretamente em caixas, jamais em contas bancárias. Utilizado para indicar na Forma de Pagamento se deverá ser vinculado um documento de Autorização de cartão aquela parte específica da negociação (somente se o parâmetro de controle de cartão estiver ativo).
- Crediário: Utilizado somente para Forma de Pagamento e indicará que o sistema deverá gerar uma parcela em aberto. Nas telas de baixa, este meio não aparece.
- Duplicata / Boleto: Utilizado somente para Forma de Pagamento e indicará que o sistema deverá gerar uma parcela em aberto e na sequência (se o parâmetro de geração de boletos na venda estiver ativo) irá gerar um boleto de cobrança. Nas telas de baixa, este meio não aparece.
- Crédito: Utilizado somente para Forma de pagamento, servirá para dar suporta ao sistema, poder já consumir um crédito de cliente na negociação inicial de um pedido de vendas.
Abatimento: Utilizado exclusivamente para baixas, onde dará a possibilidade de ao baixar uma parcela de contas a receber, abatendo outra parcela de contas a pagar e vice-versa. - Financeira / Gateway: Semelhante ao Cartão, porém diferenciada para que o controle posterior seja feito de forma independente do cartão. Utilizada por clientes que possuem E-Commerce.
Garantia Comercial (caução): Utilizado para negociações de Contratos Comerciais, em que o órgão (público geralmente) cliente, exige uma garantia sobre cada etapa do serviço que é executada. Gerando um “seguro”, e liberando este ao fim do prazo do contrato - Operação bancária: Utilizado exclusivamente para cobrança, formação de Formas de Pagamento, onde o sistema exigirá um banco (conta) e realizará o movimento à vista. Ex: Depósitos bancários, etc.
Rastreio / Bem / Patrimônio: Utilizado para baixa ou cobrança, onde o mesmo exigirá o vínculo de um Rastreio (veículo, máquina, objeto que seja aceito como parte do pagamento), onde este rastreio terá um valor de comercio que será o balizador para ser recebido em negociação de venda.
Unidades Administrativas
A Unidade administrativa será formada por uma ou mais empresas, dentro do sistema. A partir da unidade administrativa pode-se gerenciar uma parte específica da empresa.
Esse gerenciamento é especificado pelos centros de custos pertencentes a unidade administrativa, permitindo uma administração segmentada de acordo com a necessidade do administrador.
Padrão de Movimento de Contratos
O Padrão de Movimento de Contrato, tem por objetivo indicar ao sistema quando em operações automáticas, quais informações serão utilizadas para formar um contrato financeiro de forma correta.
Os padrões são cadastrados no sistema no momento da implantação através da Rotina de dados básicos do financeiro, ou manualmente. Um padrão é formado por:
- Operação Financeira: Se trata de operações que o sistema “conhece” e que servirá como ponto chave para o sistema localizar os dados quando necessário. Ex: Comissão, Pagamento antecipado, Devoluções, etc...
- Plano de Contas: Indica que nesta operação o referido Plano de Contas será utilizado para geração do contrato.
- Centro de Custo: Indica que nesta operação o referido Centro de Custo será utilizado para geração do contrato.
- Unidade Administrativa: É necessário para delimitar sobre quais empresas essa regra será válida. Sem do assim possível configurar vários padrões por unidade administrativa.
O principal objetivo do Padrão de movimento de Contrato, é facilitar tanto para o usuário quanto para o sistema, no momento de geração da parte financeira, informações de cunho estritamente financeiro, restando apenas dados próprios de cada operação. Exemplo: Recepção de mercadorias para Industrialização pode ser cadastrado um padrão para esta operação, que será diferente da compra para revenda. Assim, o Contas a Pagar é gerado já direcionado para o plano de contas correto, previamente cadastrado pelo Gestor.
No COREBusiness podemos destacar como possíveis operações, as destacadas abaixo:
- Controle Contas a Receber e a Pagar (Lançamento de contratos manuais ou automático via venda, recebimento de compra, comissão, etc.)
- Controle de Contas Bancárias e Caixas da Empresa
- Geração de Boletos de Cobrança CNAB 400/240, automaticamente na geração da venda, bem como manualmente, através do Gestor Financeiro.
- Leitura de Arquivos de Retorno CNAB (baixa automática, lacto de contratos de tarifas existentes no arquivo)
- Lançamentos de contrato de previsão
- Lançamento de contratos de pagamento antecipado (já ocorrido ou a receber/pagar), com posterior geração de crédito e abatimento no pedido ou mesmo na baixa através do meio de pagamento do tipo Abatimento
- Manipulação múltipla e prática de parcelas de contas a receber e a pagar, através do Gestor Financeiro
- Plano de Contas com múltiplos níveis, (Receitas e Despesas)
- Centro de Custos com múltiplos níveis, balizados por Unidades Administrativas (Empresas ou filiais que pertencem)
- Controle de Cheques
- Controle de Cartão de Crédito
- Abatimento de parcelas / créditos no momento da baixa
- Controle de rotinas de Caixa (Abertura, Fechamento, Sangrias Suprimentos)
- Suporte a Indexadores do contrato Moeda (dólar, euro), Indices Econômicos (IGPM, CUB)
- Transferências, conciliação extrato bancário manual
- Relatórios de movimentação financeira (Contas e Caixas.)
- Relatórios de extratos de caixa e conta bancária.
São consideradas contas a receber, parcelas de contratos que estejam em situação aberta e que pertençam à contratos com Plano de Contas do Tipo RECEITAS.
São facilmente manipuladas na tela própria de Contas a Receber acessando via HuB e o no Gestor Financeiro. Podendo ser baixadas, gerar duplicatas, etc...
Contas a pagar
São consideradas contas a pagar, parcelas de contratos que estejam em situação aberta e que pertençam à contratos com Plano de Contas do Tipo DESPESAS.
São facilmente manipuladas na tela própria de Contas a Pagar acessando via HuB e o no Gestor Financeiro. Podendo ser baixadas, visualizar o contrato, etc...
Boleto de Cobrança
O módulo financeiro do COREBusiness suporta a geração de boletos de cobrança, a partir de uma parcela de contas a receber que esteja aberta.
Sua geração pode ocorrer no momento da geração de uma venda, que tenha uma forma de pagamento, onde seu meio de pagamento seja do tipo Boleto e o parâmetro de emissão de boletos automático esteja ativa. Outra forma de gerar boletos é manualmente, selecionando uma parcela na tela de Contas a Receber ou no Gestor Financeiro, na sequência é escolhido qual configuração de cobrança deverá ser utilizada para gerar a impressão do boleto.
Remessa de Cobrança
Normalmente quando o cliente trabalha com cobrança via boleto bancário, existe a necessidade de gerar o arquivo de Remessa bancária. Este tem por objetivo indicar ao
Banco quais Duplicatas o cliente deseja registrar, nesta remessa algumas instruções extras podem ser enviadas, tais como: % Juros, % Multa, prazo de cobrança da Multa, Prazo de protesto, % Desconto, etc...
Arquivo de Retorno
Quando o cliente possuir um serviço de cobrança com o banco, normalmente ele irá baixar os arquivos de retorno desse serviço diariamente. O sistema suporta ler o arquivo, inclusive salva o mesmo por completo na base de dados e seu processamento é disparado após sua importação. Após o processamento, é possível analisar todos os registros que o sistema gerou após ler as linhas do arquivo e indica ao usuário o que ocorreu efetivamente com cada registro, se foi liquidado, baixado, etc. Nesse processo além da manipulação automática das parcelas vinculadas a cada duplicata, também geramos os contrato de débitos ocasionados pelo registro dessas duplicatas (se o banco enviar no arquivo).
Movimentação Financeira
Quando efetuamos a baixa de uma parcela no COREBusiness, além de estarmos indicando que a parcela foi baixada, estaremos gerando nesse momento uma movimentação, para que este registro fique como histórico. Um movimento exige dados básicos, muitos deles são inseridos automaticamente, outros podem ser indicados no momento da baixa (manual), segue abaixo os principais para uma melhor compreensão:
- Meio de Pagamento: Indica o meio de pagamento utilizado para o movimento. Exemplo: Dinheiro, Cheque, Cartão, etc... Podem indicar liquidez ou não (Configurado ao cadastrar o Meio de Pagamento) e servirá para indicar se este movimento formará saldo na conta ou no caixa em que foi baixado.
- Conta Bancária ou Caixa: Basicamente o local de onde o meio de pagamento foi utilizado se foi de um caixa físico da loja ou diretamente da conta bancária.
- Data Movimento: Indica o momento em que esse movimento ocorreu efetivamente, exemplo: movimento retroativo (baixo no dia 10/12/2016 uma parcela que foi paga no dia 09/12/2016. Esta data será a data do movimento “09/12/2016”).
- Plano de Contas: O Plano de Contas indica do que se tratava o movimento (Aluguel, Folha de Pagamento, Juros, Despesas Administrativas, etc...)
- Centro de Custo: O Centro de Custo por sua vez, indica normalmente o setor da Empresa ou mesmo um objeto principal que necessitou ou gerou esse movimento. Ex: Setor Adm, Setor Financeiro, Setor Comercial, um veículo, equipamento, funcionário, etc. Isso vai variar conforme a necessidade e organização de cada cliente.
- Empresa: Indica a qual Empresa pertence aquele movimento, normalmente o movimento herda essa informação do Contrato (Empresa do Contrato).
- Histórico: A cada baixa permite ser indicado uma observação livre, para facilitar a compreensão ou indicar qualquer informação necessária aquele movimento.
- Pessoa: Basicamente se trata da outra pessoa envolvida no contrato.
- Valor: Como o nome já diz, indica o montante movimentado neste Plano de Conta (pode não indicar o valor total movimentado, porque no COREBusiness, movimentamos sempre balizando pelo Plano de Contas). Exemplo: Baixa de uma parcela no valor de 100,00, com desconto de 20,00. Ao dar baixa, é indicado o valor de 80,00 a pagar. Ao gravar, geramos 2 movimentos um no valor de 100,00 no plano de contas original do contrato da parcela e 20,00 no plano de contas definido como Desconto.
Baixas parciais no COREBusiness, são sempre sobre a mesma parcela, logo, uma parcela poderá conter inúmeros movimentos parciais ou totais (se for estornado e baixado múltiplas vezes).
Nunca é excluído um movimento que já tenha ocorrido, principalmente de forma manual.