A primeira coisa necessária é a criação de um pedido de compra. Para criar-lo, você deve ir em "Processo de Compra". Após acessar a tela, é necessário clicar no botão "Novo...", onde será possível dar um nome, vincular um responsável, colocar um prazo final e definir um valor de verba. Depois de criado um processo de compra, será necessário criar um pedido de compra, no qual, possui um atalho no processo, chamado "Pedidos de Compra". Será redirecionado para a tela "Compras do Processo", onde deverá ser criado um "Novo...", onde inicialmente deverá ser preenchido qual empresa você utilizará para fazer esse processo e qual o fornecedor(lembrando que o fornecedor deve ser de origem estrangeira para fazer uma importação de DI).
Em seguida, irá abrir a tela de edição de compra, onde você deve informar o Indexador (dólar,euro,libra), indexador Cotação (que são os valores já cadastrados para um indexador), os itens (que são os itens que serão vinculados aos itens da DI, lembrando que todos os itens e quantidades devem ser utilizados como vinculo, não pode sobrar, nem faltar), a transportadora, data de previsão, entrega e os totalizadores.
Depois de preencher essas informações, devemos voltar no "Compras do Processo", e clicar em "Declarações de Importação de Compra", onde iremos selecionar a DI para importar. Após a importação, devemos clicar em "Associar Item Compra". Na tela de associação, podemos alterar as taxas de IOF e AFRMM, além de poder vincular os itens da DI, com os itens do COREBusiness, lembrando que essa associação dos itens, devem utilizar todos os produtos e a quantidade dos produtos informados informados no "compras do Processo", e que você pode vincular vários produtos a um produto da DI .
Depois de colocar as informações, temos que ir no atalho "Compra de Mercadoria" na parte superior direita. Agora teremos um atalho no "Compras do Processo" chamado "Simular e gerar NF-e", onde terá todos os valores pertencentes da DI, nos quais, já virão marcados os valores padrões, mas o cliente poderá selecionar o que a contabilidade indicou. Após preencher tudo que será necessário, podemos ir a parte inferior da tela e clicar em "Efetivar", e então irá abrir a tela "Complementar Pedido de Importação", onde deve ser informado o código de enquadramento legal e clicar em Salvar.
A tela será redirecionado para a tela de "Compras do processo", onde você poderá visualizar que agora possui um pedido de importação gerado.
