O que é necessário para que o CORE Business possa emitir um "Retorno de mercadoria utilizada na industrialização por encomenda"?
Precisamos de uma Operação Fiscal que suporte este retorno. Uma vez que esteja configurada a operação "Remessa de Industrialização por Encomenda", podemos partir desta para indicar os seus retornos.
Para tal, acesse o contexto de Operações Fiscais e localize a operação de Entrada que representa a "Remessa de Industrialização por Encomenda" e avance para o próximo passo.
O anexo localizandoOperacao.PNG não se encontra mais disponível
Caso ainda não tenha feito, cadastre as Configurações de CFOP que representam os possíveis CFOPs de entrada para uma "Remessa de Industrialização por Encomenda" (normalmente x.901 e x.924).
O anexo cfopConfigx901.PNG não se encontra mais disponível
As operações de retorno são cadastradas para cada CFOP, logo localize a Configuração de CFOP alvo e avance para o próximo passo.
Em "Retornos e Devoluções" utilize a ação "Adicionar nova Configuração de Retorno/Devolução" e, na nova tela que será aberta, "Criar nova Operação Fiscal de Retorno / Devolução", escolha a finalidade "Retorno de Mercadoria" e clique em "Criar". Preencha conforme exemplo (ou como melhor for aplicado a sua realidade) e clique em "Gravar".
opfRetorno.PNG (75.69KiB)Exibido 15503 vezes
Em "Criar Configuração de Retorno / Devolução" selecione a Operação criada, indique o CFOP que representa o retorno, considerando o CFOP de remessa selecionado, e preencha os demais campos, então clique em "Gravar".
O que foi feito foi uma nova Configuração de CFOP indicada como Retorno de outra Configuração de CFOP. Basicamente estamos instruindo o ERP a utilizar este CFOP de retorno quando um lote de uma operação da remessa indicada for utilizado em um processo como uma execução de Ordem de Serviço, por exemplo.
Por exemplo: se a Configuração de Remessa selecionada foi a 1.901 e foi configurado um retorno 5.902 para esta remessa, então a Calculadora Fiscal do Pedido entenderá que, lotes recepcionados com CFOP 1.901 devem ser retornados com 5.902.
Edite a configuração de retorno recém criada e indique os possíveis CSTs que identificam este CFOP nesta operação.
Para cada CFOP de remessa, repita o processo. A mesma Operação de Retorno pode ser reaproveitada.
Feito isto, temos o que é necessário para retornar uma Remessa de Industrialização por Encomenda pelo contexto de Retornos e Devoluções.
Caso queira utilizar o contexto de Ordens de Serviço, uma configuração adicional deve ser feita.
No contexto de Empresas, em Parâmetros da Empresa, edite ou crie o "Parâmetros de Produção (O.S.)". Na aba "2-Industrialização Terceirizada", na seção "Operações Fiscais" preencha o campo "Op. Fiscal - Retorno" com a Operação de Retorno criada e clique em Salvar.
Os retornos não transitados seguem a mesma ideia, apenas com CFOPs diferentes.